25/05/11

Projeto é tema de reunião entre Centrais e Governo

Amanhã, dia 26 de maio, os representantes das centrais sindicais: CGTB, CUT, CTB, UGT, Nova Central e Força Sindical se reunirão com o Secretário de Estadual de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, para darem inicio as negociações para implementação do Piso Salarial Estadual.

Na oportunidade as centrais sindicais apresentarão a proposta de piso . O Projeto Lei de iniciativa popular, se aprovado, estabelecerá cinco faixas de piso. O valor mais baixo seria de R$ 650,00,para trabalhadores em empresas agropecuárias, florestais, de pesca, prestação de serviços, comércio e vendas. Aos trabalhadores de nível superior, caberia o piso de R$ 1.300,00, de acordo com os estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

No ultimo dia 23, os dirigentes das centrais sindicais engajadas na campanha, além de dezenas de trabalhadores das mais diversas categorias profissionais, realizaram o lançamento oficial da campanha, na sede do Sindicato dos Comerciário. Até o momento, já foram coletadas cerca de 3 mil assinaturas. A meta das centrais é arrecadar assinaturas de pelo menos 50 mil apoiadores. Em BH, a coleta acontece todos os dias, até 30 de junho, na Praça Sete.

A proposta do Piso Salarial Estadual começou a ser debatida pelas centrais em março de 2010. A partir de um seminário, realizado no dia 16 de março, foram definidas as ações para construção de um projeto de iniciativa popular, como uma campanha estadual, coleta de assinaturas e o envolvimento do Bloco de Oposição da Assembleia Legislativa, das entidades do movimento sindical e dos movimentos sociais. No último dia 2, as centrais entregaram a proposta ao governador Antonio Anastasia, que assumiu o compromisso de colocar na pauta do governo a discussão sobre o Piso. O encontro com o secretário de Estadual de Trabalho e Emprego, dará início as conversas entre as entidades sindicais e o governo do estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário